quarta-feira, 13 de agosto de 2008

LENDAS DE CRUZ ALTA




Lenda da Panelinha
Era uma restinga carrasquenta. Um olho d’água vertia e deslizava de acordo com os acidentes da natureza inóspita. Outros mananciais vinham juntar-se ao filete inicial, para um ponto qualquer formar as barrocas que desde logo ficaram conhecidas como PANELINHA.
A Lenda da PANELINHA vem de tempos imemoriais. Parece que desde os primeiros mestiçamentos das Índias com os tropeiros que iam a Sorocaba e voltavam sempre para beber a água do arroio. E foi nesse ir e voltar, que na imaginação simples dos primeiros moradores, dos rancheiros que ergueram seus casebres `a beira dos caminhos, que foi se cristalizando o entendimento de que, quem bebesse da água da fonte fatalmente retornaria ao povoado.
As moças casadeiras, que viam moços bonitos, tratavam logo de levá-los à fonte da água pura, que além de pura, era revestida de misteriosos sortilégios.
Depois, o povoado virou vila e mais tarde passou a cidade. Mas a lenda persistiu arraigadamente nos hábitos da população, e hoje já se incorporou ao patrimônio da terra.
A panelinha está ali. Ela encanta Cruz Alta. Ela simboliza uma lenda. Um dia voltará a fluir a água da fonte da Panelinha, atraindo outra vez as donzelas para dar de beber aos seus amados, como símbolo de nossa tradição. Um dia alguém fará com que das entranhas da terra venha brotar a água da fonte, e será ela a fonte da felicidade, onde a pureza da água misturada a seus efeitos mágicos, fará dela uma fonte dos que, cansados das emoções do cotidiano, procuram algo novo, fazendo com que passem além de suas gerações.

Nenhum comentário: