quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Nós nem percebemos, mas a adaptação é uma constante nas nossas vidas desde o nascimento!

Durante nove meses o bebê vive no útero da mãe acostumado a um ambiente onde a temperatura é constante, as vozes e ruídos são sempre os mesmos, mas ao nascer o nenêm entrará em contato com as primeiras situações de adaptação da vida dele.

Será preciso se adaptar ao novo lar que a mamãe preparou com muito carinho para recebê-lo, será necessário se acostumar ao sabor do leite materno e assim por diante.

A chegada à creche/escola também deve ser preparada com muito carinho por toda a família e pela equipe de profissionais que vai receber essa criança.

E você deve estar se perguntando, como é que eu posso ajudar meu filho a se adaptar à escolinha? Vamos colocar aqui algumas dicas especialmente para você:

1. Conheça a equipe de profissionais e a escola
Visite a escola. Ela deve ser limpa e segura. Os profissionais devem estar capacitados para que você se sinta confiante em deixá-los boa parte do dia cuidando do seu filho.

2. Transmita segurança e tranquilidade
É importante que você esteja confiante, pois a ansiedade é percebida pela criança e dificulta a adaptação.

3. Vestimenta e adereços
No primeiro dia de aula leve seu filho com uma roupa bem confortável.
Se sua filha não gosto de enfeites no cabelo, é melhor evitar para que ela não chegue irritada à escola.

4. Não faça modificações em casa
Você está pensando em mudar o bebê do berço para a caminha? Aguarde mais um pouco. Muitas coisas diferentes ao memos tempo podem confundir a cabecinha dele.

5. Evite a retirada da chupeta
Qualquer mudança nos hábitos e costumes da criança devem ser feitos depois que ela estiver totalmente integrada à escola.

6. Transfira as suas atribuições de mãe para a professora
Caso seu filho lhe peça água, deixe que a professora pegue o copo e entregue a ele.
Sempre que for preciso retirar ou calçar os sapatos do seu filho, permita que a professora o faça.
Com essas pequenas atitudes a criança vai perceber que a professora também consegue atender suas necessidades, gerando confiança nesse profissional.

7. A presença dos pais na escola
O tempo de permanência dos pais na escola deve ser orientado pela pedagoga ou psicóloga da instituição. Normalmente no primeiro dia de aula os pais ficam por cerca de 1hora, juntamente com a criança, e voltam para casa em seguida. No segundo dia o tempo é ampliado para 1h30m e assim por diante. A partir do quarto dia a criança estará mais segura ao lado da “tia” e você já deve aproveitar para se despedir, logo que chegar na porta da sala de aula, e se acomodar em outras dependências da escola. Não saia da escola na primeira semana de aula, seu filho pode sentir sua falta, então se aproxime um pouco mais para que ele possa lhe ver, acene com as mãos, sorria, ele verá que você está sempre por perto e voltará a relaxar.

8. Nunca saia escondida
É extremamente importante se despedir!!!
Abaixe, olhe nos olhos do seu filho e diga: “Filho, a mamãe vai trabalhar e volta mais tarde para te buscar.”
Beije-o carinhosamente e se afaste. É provável que ele chore, mas a professora vai confortá-lo oferecendo brinquedos e atividades diversas que despertam o interesse de qualquer criança.

O processo de adaptação é uma constante na vida de qualquer pessoa, mas com paciência, disciplina e perseverança tudo acontecerá de forma tranquila.

Nenhum comentário: