sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Scraps/Crianças

















Agressividade infantil é ligada a dificuldade de se expressar

Muitas crianças começam a apresentar um comportamento agressivo de uma hora para a outra. Bater nos colegas de escola, xingar e bater nos pais passa a virar algo comum e desencadeado pelos motivos mais simples.

Quando é contrariada, a criança ainda não tem maturidade emocional para se controlar e pode acabar explodindo. Algumas choram, outras mais partem para a ação, estapeando ou mordendo. "Esse descontrole deve ser investigado", alerta a psicóloga Rita Romaro. "O que acontece de fato é que toda criança tem dificuldades para controlar suas emoções, mas a maneira como ela é tratada em casa tem uma influência grande na expressão desses sentimentos".


Nos primeiros anos de vida precisamos ser atendidos imediatamente em nossas necessidades, o que é explicado pela psicanálise: o homem, quando nasce, tem apenas a primeira estrutura da mente, que representa os instintos. Ou seja, um bebê que tem fome, chora sem pensar. Ele não vai esperar como costumam fazer os adultos. Ao longo dos anos, vai-se formando o Ego, que é responsável por desenvolver no indivíduo a capacidade de enfrentar as adversidades ou os desejos não atendidos. "Quanto maior for a tolerância à frustração, mais o indivíduo pode se relacionar bem consigo mesmo e o mundo. No caso das crianças, os pais são parte fundamental desse aprendizado", diz Rita Romaro.

Causas da agressividade

Não podemos pensar que todas as crianças são naturalmente agressivas, pois alguns fatores externos estão envolvidos nesse processo. Um deles está ligado a alguns fatores como: o fato de a criança observar ou conviver com a violência, a culpa ou o orgulho que ela é estimulada a sentir após praticar a violência e os níveis de frustração e raiva que ela sente. "Os pais, mesmo que não agridam os filhos, podem estimulara violência quando brigam demais entre si. Os filhos amam os pais e, portanto, se espelham neles. Pais agressivos correm o risco de serem imitados pelos filhos", explica a especialista.

Na escola, a frequência de conflitos entre as crianças pode aumentar se não houver espaço para brincadeiras. Outro motivo é quando a competição é estimulada em excesso no ambiente escolar, sem a explicação de que todos são igualmente capazes.


As frustrações e as adversidades também entram como possíveis motivos para a agressividade. "Crianças que passaram por situações muito difíceis, podem seguir dois caminhos: ou se isolam, ou se manifestam com constantes agressões."


Permitir, castigar ou amparar?

Pais que usam a punição física para inibir comportamentos agressivos dos filhos também estão servindo como modelos agressivos, pois demonstram à criança que a violência tem poder e utilidade quando utilizam "tapinhas" na educação. Por outro lado, a permissividade perante a agressão (permitir à criança a expressão aberta e livre da agressão) tem o mesmo efeito de uma recompensa.

"É muito comum encontrar pais que, temendo que seus filhos se tornem crianças "submissas", estimulam e reforçam positivamente a violência", diz Rita. Porém, mais importante que isso é mostrar à criança que foi agredida por um colega que o erro é desse colega e que ele copiará um erro se agredi-lo de volta.

Apesar de não estarem com a personalidade totalmente formada ainda, as crianças são capazes de entender os limites que lhes são colocados. Os pais devem agir com um misto de firmeza e carinho. "Um bom exemplo para os pais utilizarem no dia a dia é reprovar com seriedade no mesmo instante em que houver a agressão, dizendo que aquilo não é certo", afirma Rita.

Privar a criança de algo que ela goste muito também pode funcionar. Ele irá compreender que suas ações negativas provocam reações igualmente negativas. Em casos menos graves, uma boa saída é ignorar a agressão e recompensar os bons comportamentos através de atenção e elogios. De acordo com a especialista, uma das medidas mais eficientes é dizer para a criança que você compreende a raiva que ela está sentindo e que a raiva não é necessariamente algo feio, mas sim que deve ser dito com calma.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Há escolas...e ESCOLAS! Qual queremos para nós?



Há escolas que são gaiolas e escolas que são asas...

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono.
Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são pássaros em voo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
O voo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado."


Rubem Alves (texto partilhado em Interactic 2.0, por José Paulo Santos)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Oração para abençoar os filhos




Meu filho, tu és filho de Deus.
Tu és capaz, tu és forte,
tu és inteligente,
tu és bondoso,
tu consegues tudo,
pois a vida de Deus está dentro de ti

Meu filho
Eu te vejo com os olhos de Deus,
Eu te amo com o amor de Deus,
Eu te abençôo com a benção de Deus.
Obrigado, obrigado, obrigado...

Obrigado, filho,
Tu és a luz da nossa vida,
tu és a alegria do nosso lar,
tu és uma grande dádiva que recebemos de Deus.
Tu serás um grande homem!
Tu terás um futuro brilhante!
Pois nasceste abençoado por Deus,
e está crescendo abençoado por nós
Obrigado, filho,
Obrigado, obrigado, obrigado.


DEUS MUITO OBRIGADO
Oh! Deus
Olha para os meus filhos.
Fortifica-os para que cresçam felizes
e tenham olhos que lembrem
a tranqüilidade de um lago,
a firmeza de um rochedo
e a luz da esperança.

Dá-lhes uma saúde integral,
uma inteligência completa
e um sentimento vivo.

Põe nos seus corações
a reverência aos Teus ensinamentos,
o respeito aos outros,
o amor ao trabalho,
a dedicação ao estudo,
a candura e a obediência.

Para tornar-me digna deles
e não lhes transmitir nervosismo,
desajuste, tristeza, medo ou maldade,
envolve-me em tranqüilidade, equilíbrio,
alegria, coragem e bondade.

E ensina-me a descobrir
as virtudes que eles têm,
a elogiá-los sem exageros e
a corrigi-los com sabedoria.

Em primeiro lugar, pois,
modela-me a alma grande e generosa,
para amá-los na semelhança do Teu amor.

Obrigado! Meu Deus! Obrigado!


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"? No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".

Luís Fernando Veríssimo
CLIQUE EM CIMA DA FOTO, QUE ELA ABRIRÁ MAIOR PARA FACILITAR A LEITURA!

CANTIGAS DE RODA

Li esse texto num tópico do Orkut e resolvi postar. Segue na íntegra a primeira postagem. Não achei necessário postar as respostas,mas cabe a todos nós a reflexão.

"PARE E PENSE !!!
POR QUE TODAS AS CANTIGAS INFANTIS ANTIGAS, ATÉ AQUELAS QUE A VOVÓ CANTAVA, SÃO PERVERSAS E ESTIMULAM O MEDO ?????
.
O que cantar para as crianças ??? Já reparou que todas as cantigas de roda ou de dormir são do "mal" ? Já percebeu que todas estimulam o medo e sentimentos ruins? Me diga UMA cantiga clássica infantil "do bem" ? Quais canções ouvimos na infância ? Vamos começar pelas mais famosas:
.
-"Atirei o pau no gato...mas o gato não morreu..." - . Já de cara nos deparamos com uma montruosidade, "atirei o pau no gato", com a intenção de matar, mas ele, "não morreu"... É uma tentativa de HOMICÍDIO frustrada. Segue com o sadismo da "dona Chica" admirando-se com o "berro" de sofrimento da pobre criatura após a tortura, aonde está a sociedade protetora dos animais que não proíbe este hino a crueldade animal e aonde está a cabeça dos pais e educadores quando ensinam este tipo de absurdo para as crianças.

-"Nana neném que a Cuca vai pegar...mamãe foi pra roça e papai foi trabalhar..." - .Ou seja dorme nenén que a Cuca-Bruxa-Monstro da floresta vai te pegar e voce está SOZINHO porque mamãe saiu (foi pra roça) e papai foi trabalhar (também não está em casa). Isto lá é coisa que se cante para acalmar um bebê que quer dormir em paz?
.
-"Boi, Boi, Boi... Boi da cara preta, pega esta criança que tem medo de careta !"- .Sem comentários...
.
-"Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar...vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar" (ou seja rodou, rodou e voltou para o mesmo lugar) ... "O anel que tu me destes era vidro e se quebrou... E o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou..." - . A aliança que representa a união e a fidelidade era frágil de vidro e se quebrou e o amor...que já era pouco... ACABOU!
.
- " O cravo brigou com a rosa, no meio de uma sacada, o cravo saiu ferido e a rosa despedaçada"-
Até as flores brigam nestas estranhas e crueis canções infantis.
.
"Fui no Tororó beber água não achei...- já começa mal... vai procurar água e não acha -"achei bela morena que no Tororó deixei" - acha uma bela morena no Tororó e deixa ela lá?

E diversas outras :

"A canoa VIROU pois deixaram ela virar foi por causa do (nome da criança) que não soube remar..." Além de rogar uma praga horrível para a canoa virar (vários duplos sentidos ruins) ainda acusa-se a pobre criança de ser a culpada pelo naufrágio da tal embarcação... mais adiante falam em deixar a pessoa no fundo do mar... um HORROR !
.
"Cai cai balão, cai cai balão aqui na minha mão.... não vou lá não vou lá não vou lá tenho MEDO de apanhar"
.
Só tragédia!
Todas pregam coisas horríveis e estimulam o MEDO !Pesquisei, inclusive, com amigos estrangeiros (italianos, argentinos, chilenos, norte-americanos...), parece que o mesmo fenômeno acontece em todos os países do mundo ! Porque ??? Coinscidência ?????!!!!!"
(...)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Brincar é descobrir!

As crianças descobrem nas brincadeiras muito sobre si mesmas e também do seu papel no mundo, a capacidade de interagir, comunicar, ganhar espaço e não ter medo de estar só.

Estas competências são fundamentais para que no futuro as crianças se tornem adultos responsáveis a adaptados.

Brincando, as crianças vão treinar o seu papel no mundo.

A partir da simulação, representação e interacção, esta capacidade de “fingir” é o simulador de auto-descoberta e de conhecimento do outro também.

A mentira na criança

Quando uma criança diz uma mentira será que nos devemos preocupar?
Por que será que ela mentiu?
Como reagir quando a criança mente?

Como pais e educadores, sabemos que a fantasia é importante para o desenvolvimento da criança e devemos estimulá-la de modo saudável. Contudo, é fundamental aproveitar estas situações para optimizar o desenvolvimento moral das crianças, incutindo-lhes a noção de responsabilidade e mostrando-lhes o que é real e o que é fantasia.

Da mamãe e do Rafinha para a escola....

domingo, 18 de setembro de 2011

Feng Shui interior

BAGUNÇA
1. Jogue fora o jornal de anteontem.

2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.

3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e
Limpe-as diariamente.

4.Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.

5. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.

6. Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de
papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação. Após enchê-las, jogue tudo fora.

7. Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois
Escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças
Acontecendo na sua vida.

Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e
Mentalize que, quando todos colocarem essas regras em prática, o
Mundo será mais justo e mais belo.

Vamos tentar melhorar nossa energia pessoal. Atitudes erradas jogam energia pessoal no lixo.

Posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente são medidas que se tornarão ineficientes se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia.

Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos
Ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de
Energia das pessoas que moram ou trabalham no local. O ambiente faz a pessoa, e vice-versa.. A perda de energia pessoal pode ser
Manifestada de várias formas, tais como:


O falha de memória (o famoso "branco");

O cansaço físico, o sono deixa se ser reparador;

O ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas.

Para economizar energia, o crescimento pessoal, a prosperidade e a satisfação diminuem, os talentos não se manifestam mais por falta de
Energia, o magnetismo pessoal desaparece, medo constante de que o
Outro o prejudique, aumentando a competição, o individualismo e a
Agressividade, falta proteção contra as energias negativas e aumenta
O risco de sofrer com o "vampiro energético".

Veja uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas
Energias.
Conheça cada dessas ações para evitar a "crise energética
Pessoal".

1. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo
Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o
Lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a
Competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos
básicos para a manutenção da saúde energética.

2. Pensamentos obsessivos
Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um
Problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem
não tem domínio sobre seus pensamentos _ mal comum ao homem
Ocidental _ torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que
Poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar
Ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de
Pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles.

3. Sentimentos tóxicos
Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim
Como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à
Toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso
acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a
Felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e
Culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por
outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a
confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a
alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para
empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

4. Fugir do presente
As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a
tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: "bons
Tempos aqueles!", costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se
apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem
esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro
Lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro,
Depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou
Nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos
Construir nossas vidas.

5. Falta de perdão
Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o
que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos
bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as
feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma
atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos
livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e
si mesmo, fica "energeticamente obeso",carregando fardos passados.

6. Mentira pessoal
Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita
Energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para
sermos nós mesmos:
a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso,
o pai enérgico, o mártir e o intelectual.
Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7. Viver a vida do outro
Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais,
evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e
Saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos
Resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do
Outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é
recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria
Vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8. Bagunça e projetos inacabados
A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e
Emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a
Casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer
Uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não
Resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro
"escape" de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele
Trabalho que não concluiu, ele lhe "diz" inconscientemente: "você
não me terminou! Você não me terminou!" Isso gasta uma energia
tremenda.. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai
concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O
desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação
farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos
E que apenas consumirão seu tempo e energia.

9. Afastamento da natureza.
A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos
Limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que
Habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados,
vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade,
O individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse
Quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são
sugados em suas energias vitais

Adorei a dica!!!

Vou repassar o que li num tópico de uma comunidade do orkut e amei!!!
"ROTINA
Não me entenda mal.
A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas
ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só
capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).
Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros
com fotos.
Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e,
preferencialmente, para um lugar
quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.
Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para
eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia)..
Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos
usuais.
Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras,
participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes,
entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a
barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova,
tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.
Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.
Seja diferente.
Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido,
esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite
museus estranhos, deguste pratos esquisitos..... em outras palavras...... V-I-V-A.
!!!
Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.
E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar
coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e
muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.
Cerque-se de amigos.
Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões
diferentes e que gostam de comidas diferentes.
Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?
Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção,
rituais e vida.
E S CR EVA em
tAmaNhos diFeRenTes e em CorES
di f E rEn tEs !

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, RE VIVA!!! "

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

EXPERIÊNCIAS PSICOMOTORAS



“A escrita, (…), não é uma competência que a criança aprende como se fosse uma aquisição totalmente nova e a ela estranha; ela é o resultado de avariadas aprendizagens efectuadas anteriormente em diferentes áreas, aparentemente não relacionadas com a própria escrita. Trata-se de aprendizagens ligadas ao espaço e ao tempo, vivido e conhecido; trata-se de experiências corporais e de exercícios específicos de coordenação geral e fina; trata-se, ainda do esquema corporal e da lateralidade, enfim, de experiências objectais bem investidas, com as relativas aprendizagens sob o plano perceptivo-motor e representativo.
Não se deve, porém, esquecer o papel basilar de uma vida afectiva equilibrada dentro de relações positivas com o ambiente.
Neste sentido, uma perturbação da escrita deve ser vista muito mais como o indicador de dificuldades presentes a níveis subjacentes, que correspondem a funções psicomotoras específicas e a estágios evolutivos anteriores. Por isso, a intervenção não deve recai sobre a execução formal e repetitiva da escrita, mas deve se dar a través das experiências psicomotoras, gerais e específicas, vividas, agidas e trazidas à consciência; é isso que pode ser feito através da psicomotricidade. “
in: Pg 60 e 61 de
Boscaini, F. (1998). Psicomotricidade e grafismo. Da grafomotricidade à escrita.
Rio de Janeiro: Sete Letras.
Um(a) educador(a) deve ser...
• Criativo como Picasso
• Poliglota
• Rápido como um relâmpago
• De uma resistência à qualquer prova
• Terno como um pintinho
• Engenhoco como um estrunfe
Além disso, deve ter...
• Uma memória de elefante
• Uma paciência de anjo
• Resistência a qualquer prova
• Olhos à volta da cabeça
• Um filtro nasal
• Resposta automático integrado
• Um microfone incorporado
• Umas costas largas
• Orelhas biónicas com controlo de intensidade
• Oito braços como um polvo
• Dedos de fada
• Pernas de atleta
• Uma bexiga de cinco litros
• Um sistema imunitário revolucionário
• Uma mulher orquestra!
UMA SUPER MULHER

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sujar? Sim.

Estou no jardim de infância
e pinto quadros a cores,
com lápis e com pinceis
como fazem os pintores
e com os dedos das mãos
então que bem que se pinta
fico todo besuntado
até o nariz tem tinta...
Ora, não tem importância
p'ra que é que a água se fez?
Lavo a cara,
lavo as mão
e fico limpo outra vez!