segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CANTIGAS DE RODA

Li esse texto num tópico do Orkut e resolvi postar. Segue na íntegra a primeira postagem. Não achei necessário postar as respostas,mas cabe a todos nós a reflexão.

"PARE E PENSE !!!
POR QUE TODAS AS CANTIGAS INFANTIS ANTIGAS, ATÉ AQUELAS QUE A VOVÓ CANTAVA, SÃO PERVERSAS E ESTIMULAM O MEDO ?????
.
O que cantar para as crianças ??? Já reparou que todas as cantigas de roda ou de dormir são do "mal" ? Já percebeu que todas estimulam o medo e sentimentos ruins? Me diga UMA cantiga clássica infantil "do bem" ? Quais canções ouvimos na infância ? Vamos começar pelas mais famosas:
.
-"Atirei o pau no gato...mas o gato não morreu..." - . Já de cara nos deparamos com uma montruosidade, "atirei o pau no gato", com a intenção de matar, mas ele, "não morreu"... É uma tentativa de HOMICÍDIO frustrada. Segue com o sadismo da "dona Chica" admirando-se com o "berro" de sofrimento da pobre criatura após a tortura, aonde está a sociedade protetora dos animais que não proíbe este hino a crueldade animal e aonde está a cabeça dos pais e educadores quando ensinam este tipo de absurdo para as crianças.

-"Nana neném que a Cuca vai pegar...mamãe foi pra roça e papai foi trabalhar..." - .Ou seja dorme nenén que a Cuca-Bruxa-Monstro da floresta vai te pegar e voce está SOZINHO porque mamãe saiu (foi pra roça) e papai foi trabalhar (também não está em casa). Isto lá é coisa que se cante para acalmar um bebê que quer dormir em paz?
.
-"Boi, Boi, Boi... Boi da cara preta, pega esta criança que tem medo de careta !"- .Sem comentários...
.
-"Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar...vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar" (ou seja rodou, rodou e voltou para o mesmo lugar) ... "O anel que tu me destes era vidro e se quebrou... E o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou..." - . A aliança que representa a união e a fidelidade era frágil de vidro e se quebrou e o amor...que já era pouco... ACABOU!
.
- " O cravo brigou com a rosa, no meio de uma sacada, o cravo saiu ferido e a rosa despedaçada"-
Até as flores brigam nestas estranhas e crueis canções infantis.
.
"Fui no Tororó beber água não achei...- já começa mal... vai procurar água e não acha -"achei bela morena que no Tororó deixei" - acha uma bela morena no Tororó e deixa ela lá?

E diversas outras :

"A canoa VIROU pois deixaram ela virar foi por causa do (nome da criança) que não soube remar..." Além de rogar uma praga horrível para a canoa virar (vários duplos sentidos ruins) ainda acusa-se a pobre criança de ser a culpada pelo naufrágio da tal embarcação... mais adiante falam em deixar a pessoa no fundo do mar... um HORROR !
.
"Cai cai balão, cai cai balão aqui na minha mão.... não vou lá não vou lá não vou lá tenho MEDO de apanhar"
.
Só tragédia!
Todas pregam coisas horríveis e estimulam o MEDO !Pesquisei, inclusive, com amigos estrangeiros (italianos, argentinos, chilenos, norte-americanos...), parece que o mesmo fenômeno acontece em todos os países do mundo ! Porque ??? Coinscidência ?????!!!!!"
(...)

Nenhum comentário: