quarta-feira, 18 de março de 2009



ADAPTAÇÃO

A adaptação compreende todo o período que abrange as visitas preliminares dos pais às escolas, as primeiras conversas entre pais e equipe pedagógica, bem como os primeiros dias e o primeiro ano de escolarização da criança.

É na adaptação que a separação criança-família é oficializada através da escola. Este é um momento de ansiedade e insegurança para a criança, que precisa de apoio e compreensão dos educadores e da família.

É natural ocorrer algumas regressões no comportamento da criança enquanto está em adaptação, ou seja, poderá voltar a fazer coisas que não fazia mais ou querer ajuda para realizar aquilo que já fazia sozinha.

É preciso saber que é difícil para a criança construir vínculos com um grupo grande. É natural haver choro, recusa, momentos de ânimo e desânimo. Algumas crianças ficam bem nos primeiros dias pelo entusiasmo com as novidades e só depois manifestam resistência. Alguns levarão mais tempo para se adaptar, pois cada criança lida de forma diferente com as situações novas.

O processo de adaptação é gradativo. Nos primeiros dias, já ocorrem avanços. Um dos principais fatores que favorecem a adaptação é a confiança progressiva que a criança deposita na sua professora. Logo descobre que pode contar com ela para ajudá-la nas situações de conflito, para tranqüilizá-la numa situação de angústia, para aconchegá-la diante de um desconforto físico e emocional.

Sabemos que os pais também estão se adaptando, estão aprendendo a confiar na escola e a dividir com ela a educação do filho. Porém, é fundamental para o bem-estar da criança, sentir que a família confia na escola e apóia suas ações.

Os pais contribuem com a adaptação da criança quando:

ü Evitam “mentiras” ou “histórias” como dizer que ele vai ser levado ao parquinho ou que vai ficar só um dia na escola, etc.

ü Conversam sobre os preparativos para ir à escola, deixando-os falar, perguntando como imaginam que a escola é, etc. É interessante, também, comprar a mochila ou algum outro material que usará na escola, antecipando seu uso em casa, para que a criança se familiarize com eles e os tenha posteriormente como algo conhecido na escola.

ü Explicam quem estará na escola no primeiro dia: crianças, mães, professores, auxiliares, funcionários e o que cada um faz na escola.

ü Preocupam-se em não atrasar no horário de saída, evitando que a criança fique angustiada e insegura.

ü Evitam ao máximo levar a criança de volta para casa, pois ela irá associar o choro ao retorno para casa, que, nesse início, ainda é o local que traz mais segurança.

A Escola está preparada para responder às dificuldades da adaptação que não devem ser vistas como obstáculos, mas como conquistas pessoais das crianças, necessárias para o seu crescimento.

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