terça-feira, 4 de novembro de 2008

BRINQUEDOTECA

As atividades lúdicas proporcionadas através do brinquedo é um elemento propulsor de todo o processo de alfabetização. A criança em idade pré-escolar encontra-se ainda no período concreto, precisa manusear os objetos e sentir cada um bem próximo de si para que, a partir daí, possa construir o saber e entender o seu processo.
Os jogos desenvolvem a imaginação, a persistência e exige tomada de iniciativas intelectuais.
A casinha de bonecas, além de recrear, proporciona a desenvoltura de fazer e receber visitas, de falar ao telefone com a amiga ou com o amigo, de dramatizar espontaneamente o nosso cotidiano e também, de elaborar textos orais sobre o que estão fazendo.
Ao brincar de faz-de-conta, a criança representa diferentes papéis, transformando-se em “papai”, “mamãe”, “filhinho”, “professora” etc.
Adaptando o real ao eu, isto é, transformando-o em função de seus desejos, ela consegue manter o seu equilíbrio afetivo e intelectual.
Brincar é muito importante porque ao mesmo em que estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos mais necessários ao seu crescimento, como a persistência, tão relevante em todo o aprendizado. Brincar favorece o crescimento físico, mental e emocional, além de propiciar a socialização, levando a criança a viver e a conviver. A criança que gosta de brincar saberá desfrutar a vida, aprenderá aproveitar momentos felizes, saberá lidar com frustrações e sentir-se-á segura com suas habilidades.

Nenhum comentário: