sábado, 8 de novembro de 2008

Comidas para uma Cuca Legal

A comida é muito importante para definir o destino dos personagens dos contos de fada. Vários dos nossos amiguinhos imaginários, que vivem entre fadas, bruxas e duendes, sofreram ou ficaram felizes por causa de comida. Se você gostou de ler minhas histórias e descobrir os mistérios da cozinha, certamente vai gostar de reler alguns contos de fada, tentando descobrir qual a importância da comida para a história.
Aqui vão algumas sugestões:
Chapeuzinho Vermelho
Na história da menina que, ao levar comida para a vovó doente, caiu nas garras do lobo - aliás, um lobo faminto.

João e o Pé de Feijão
As aventuras do garoto que quase foi comido por um ogro gigante, depois de subir por um pé de feijão, comer da comida do monstro e fugir com sua galinha, que botava ovos de ouro, nada comestíveis.

Branca de Neve e os Sete Anões
As desventuras de uma mocinha que, por ser mais bela que a bruxa que se tornou sua madrasta, acabou enfeitiçada ao comer uma maçã envenenada.

Alice no País das Maravilhas
Dentre todas as esquisitices que viveu no País das Maravilhas, lembro-me do chá que a menina não conseguia tomar e dos misteriosos biscoitos que a faziam crescer e diminuir de tamanho.

Rapunzel

Rapunzel, que também é o nome de uma verdura, foi parar numa torre depois que seus pais a trocaram, ainda antes de nascer, pelas hortaliças do quintal da vizinha. Foi a única maneira de saciar o desejo que sua mãe sentia de comer as verduras da horta da bruxa.

João e Maria

Uma bruxa malvada os seduziu com gulodices, até uma fantástica casa de chocolate ela lhes mostrou. Acabaram presos numa gaiola, comendo bastante para engordar e serem transformados em refeição de bruxa. Mas o feitiço virou contra a feiticeira e a bruxa é que foi parar no caldeirão.


Cachinhos Dourados
Logo que os ursos retornaram à sua casa, a primeira coisa que percebem foi que alguém havia mexido nos seus pratos de mingau. Ursos sempre têm fome, mas Cachinhos Dourados estava muito cansada e com fome também, por isso não teve dúvida em comer a refeição dos ursos. O que quase lhe custou a vida.

Essas são apenas algumas histórias, e ainda nem falamos dos personagens comilões, como a Magali, da Turma da Mônica. Ou então como os amigos do Simba, nas aventuras do Rei Leão.
Comer é importante. Comer de tudo, mas sem exagerar. Apenas o suficiente para ficarmos alimentados.
Ah. Sem desperdício, é claro.
Nada de deixar comida sobrando no prato, ou de se servir de uma quantidade maior do que a que vai comer. Se você está com muita fome, vá comendo um pouquinho de cada vez, assim não corre o risco de errar na quantidade.
Sobremesas, apenas depois da refeição.
E não se esqueça: comida feita em casa é melhor que comida comprada. Espante a preguiça, pegue seu livro de receitas e mãos à obra.
Ler também é muito importante. Os livros são alimentos para a nossa cuca. Quando você lê mais, fica mais sabido, descobre coisas novas e aprende sobre tudo. Então, depois de ler os livros que indicamos, procure você mesmo mais livros para ler.

Nenhum comentário: