quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Meu filho não fala... E agora?
Desde que nasce a criança interage com as pessoas ao seu redor.

No princípio chora, depois balbucia, começa a usar as primeiras sílabas, as primeiras palavras, as frases até que aproximadamente aos 5 anos de idade já usa todos os sons com precisão.

Crianças da mesma idade tendem a apresentar os mesmos sons na fala, mas cada um tem o seu ritmo de aquisição de linguagem.

E como os pais podem favorecer este processo?
- tornar a casa um ambiente estimulante: brincar, cantar, contar histórias e conversar bastante com seu filho.
- não falar de modo infantilizado.
- usar bastante expressão facial.
- dar oportunidade para a criança se expressar, não apressá–la e não falar por ela.
- quando a criança apontar alguma coisa em vez de falar, perguntar o que ela quer e repetir corretamente o que ela pede.
- expandir a fala da criança: descrever para as crianças como as coisas ocorrem, aumentar suas frases e seu vocabulário.
- quando a criança não conseguir produzir algum som, não corrigir. Falar a palavra correta e não exigir repetição.
- colocar a criança na escola.

Durante este processo é comum que existam períodos variáveis de fluência, ou seja , a criança começa a gaguejar pois sua habilidade para falar é reduzida em relação a organização do pensamento e podem começar a surgir bloqueios ou repetições de sílabas e palavras.

Neste momento, o modo como aqueles que convivem com a criança lidam com o problema é de extrema importância para diminuir a angústia da criança frente a estas situações.

Deve-se prestar atenção ao que a criança diz, não apressá-la, não completar suas frases e nem seus pensamentos e não oferecer dicas de como ela pode falar melhor ( “ respire, fique calmo, fale devagar “) , apesar da angústia que tais situações também provocam nos pais.

Caso você tenha dúvidas sobre o desenvolvimento de linguagem de seus filhos procure uma avaliação com profissional especializado.

Nenhum comentário: