quarta-feira, 5 de novembro de 2008

NUTRIÇÃO - CONSUMO DE MEL
Menores que 1 ano devem evitar o consumo de Mel


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel. O objetivo da orientação é prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Não existem restrições ao consumo de mel por crianças com mais de um ano de idade e adultos sem problemas de saúde relacionados à flora intestinal.

Em crianças menores que 1 ano a flora microbiana não está totalmente formada e com a ausência da microbiota de proteção pode haver a germinação dos esporos e liberação da toxina botulínica no intestino causando o botulismo.

Apesar de não haver confirmação de casos da doença no Brasil, a atuação da Anvisa está fundamentada em publicações oficiais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e publicações científicas sobre contaminação do mel brasileiro com Clostridium botulinum. Resultados de pesquisas apontam que 7% das 100 amostras de mel comercializadas por ambulantes, mercados e feiras livres, em seis estados brasileiros, estavam contaminadas com o bacilo.


Propriedades do Mel

O mel possui várias propriedades, como: ação antioxidante, antiinflamatória, imunoestimulante e aumenta a fixação do cálcio nos tecidos, porém, como todo alimento funcional ele pode não ser funcional para todo mundo, o consumo dependerá da individualidade de cada um. Mas desde que não haja outros fatores que comprometam o consumo do mel ele pode ser utilizado sem problemas.

Hábitos de Higiene são fundamentais para o controle da Salmonela

Encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, a salmonela é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde. Esse microorganismo pode ser de vários tipos e espécies, responsáveis por quadros clínicos bem diferentes.

De 1999 a 2004, o Brasil registrou mais de 200 casos de infecção causados por salmonela, especificamente pelo consumo de ovos ou maionese caseira contaminados, principais meios de veiculação da bactéria.

As principais recomendações para evitar a infecção pela bactéria são: guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes; cozinhar bem os alimentos; consumir alimentos pasteurizados; evitar que alimentos crus sejam adicionados a alimentos cozidos; e proteger os alimentos do contato com animais como aves, insetos e roedores, que podem transmitir a bactéria.


Receita

Biscoito de Mel

Ingredientes
2 xícaras (chá) de maisena peneirada
2 xícaras (chá) de fubá
1 xícara (chá) de coco ralado
1 xícara (chá) de margarina
1 xícara (chá) de mel

Preparo
Misture os ingredientes secos, coloque a manteiga e o mel. Amasse com as mãos até ficar uma massa amarelinha e macia. Modele os biscoitinhos (bolinhas do tamanho de um brigadeiro, trancinhas, anel, etc..). Coloque em assadeira untada e deixe bastante espaço entre eles. Asse por 10 minutos em forno moderado.

Nenhum comentário: