sábado, 24 de janeiro de 2009

HORA DO BANHO

Além de limpar o banho ajuda a relaxar

Conforme o bebê vai crescendo, os pais vão percebendo que o banho tem outras funções além de limpar. Ele pode ser usado para relaxar, acalmar ou até refrescar o bebê. Tudo depende do tipo de banho que é dado. Os mais crescidinhos, que já conseguem ficar sentados na banheira, podem tomar mais de um banho por dia. E não precisa ser só quando estão sujinhos.
No verão, por exemplo, um banho com água fresquinha é uma boa opção quando o bebê está inquieto. Se ele já tomou um banho completo no dia, nesse segundo banho pode apenas se distrair na banheira com seus brinquedinhos preferidos. Depois de se refrescar e fazer bagunça, a criança vai ficar muito mais tranqüila.
Em outra ocasião, quando o bebê estiver muito agitado para ir pra cama, o banho relaxante pode resolver o problema. Um banho quentinho e demorado à noite, antes do bebê dormir, tem o poder de acalmar e relaxar. O ideal é que a temperatura da água seja semelhante a do corpo materno, em torno de 36 ºC. Apenas deixe a criança com o corpo imerso na banheira e, se quiser, coloque uma música instrumental ou com sons da natureza bem baixinha. É sair da banheira e ir direto pro bercinho.

Muita atenção à pele do bebê no verão
Nada melhor do que um banho refrescante nos dias quentes. Mas vá com calma. Os bebês têm a pele muito sensível e sentem mais frio do que os adultos. Mesmo no auge do verão, a água da banheira precisa estar morna, na temperatura do corpo da criança. O simples fato de estar na água será suficiente para refrescá-la e retomar o conforto.
Lembre-se que no verão a criança tende a desenvolver mais problemas na pele como micoses, alergias e assaduras. Mantê-la sempre seca e limpinha é muito importante nessa época. Redobre os cuidados nas partes do corpo onde a criança transpira mais, como pescoço, axilas e dobrinhas. E quando a criança se mostrar impaciente e desconfortável, lembre que um banhinho pode resolver o problema.

Banho no inverno
Dicas para um banho gostoso no inverno
Se você é daqueles pais que morrem de pena de banhar o bebê quando está frio e acham que não tem nenhum problema enforcar o banho de vez em quando, esqueça! Essa teoria é furada. O banho dos pequeninos precisa ser diário, faça chuva ou faça sol! Inclusive, a cabeça precisa ser lavada todos os dias.
Para não judiar do bebê, durante o inverno, dê o banho nos horários mais quentes do dia, perto da hora do almoço. O ideal é banhar antes de alimentá-lo, caso contrário, o banho deve ser breve.
Mesmo no frio, a temperatura da água não pode estar muito quente, pois resseca a pele do bebê. Se o dia estiver gelado, uma boa dica para manter o bebê aquecido é colocar uma toalhinha molhada com água morna na barriga durante o banho.
Os pais podem saber facilmente se a criança está com frio: as mãos e pés ficam roxos e a face pálida. Nesse caso, acelere o banho, enxugue bem e vista a criança o mais rápido possível, começando pela parte de cima para que o tórax fique aquecido.

Não é à toa que muitos pais têm medo de banhar os bebês. É preciso estar atento a muitos detalhes para que nada ponha em risco a saúde e, especialmente, a segurança do bebê.
Na hora do banho é preciso esquecer qualquer outro compromisso e se concentrar inteiramente no filhote. Dar o banho às pressas, pensando em mil coisas ao mesmo tempo, como no feijão que está na panela e no filho mais velho que está chamando, não dá certo. Infelizmente, pesquisas mostram que é grande o número de acidentes com bebês durante o banho.

O banho do bebê recém-nascido
Uma das maiores dificuldades que os pais enfrentam nos primeiros dias de vida do bebê é o banho. São milhares de dúvidas: que produtos usar, como preparar a água, como cuidar do umbigo que ainda não caiu, como evitar que entre água e sabão nos olhos do bebê, e outras mais.
Essa insegurança dos pais é comum. Além de ser uma experiência totalmente nova para eles, entra o medo de lidar com um bebê numa situação que exige certas habilidades. “O banho, para o bebê, é uma volta ao tão conhecido ambiente líquido, mas para os pais, com aquela criaturinha frágil, se mexendo, chorando, é uma prova de equilíbrio e coragem, pois o medo maior é de deixar o bebê escorregar ou se afogar”, explica a Dra. Eliane Posnik, pediatra do Berçário e UTI Neonatal do Hospital São Lucas.
A verdade é que, com o tempo, o bebê e os pais vão juntos criando confiança até que a hora do banho vira um dos momentos mais gostosos do dia.
E foi para ajudar você a enfrentar essas dificuldades dos primeiros banhos que preparamos um guia com tudo que você precisa saber para proporcionar um banho saudável e gostoso para o seu filhote.

Os produtos devem ser adequados e exclusivos do bebê
Uma das primeiras dúvidas que surgem na hora de dar banho no bebê é saber quais produtos são apropriados. Será preciso usar perfumes e talcos para ele ficar com aquele cheirinho gostoso de neném? Posso usar uma esponja para limpar o sujinho?
A informação mais importante é saber que os produtos dos bebês devem ser utilizados exclusivamente por eles. Nada de aproveitar a tesoura, o sabonete e o pentinho para a higiene do resto da família.
Os pequenos precisam de produtos, acima de tudo, neutros e de fórmulas suaves, que não irritam os olhos e a pele sensível. O sabonete glicerinado líquido é ideal para lavar o corpinho e também pode ser utilizado na cabeça. Se a criança for muito cabeluda, use um shampoo infantil para limpar os fios. Lembre-se de usar uma pequena quantidade do produto e água em abundância, que é a fórmula ideal para não ressecar a pele do bebê, especialmente do recém-nascido. Dispense o uso de colônias, perfumes e talcos. Se necessário, use pomadas contra assaduras e loções cremosas recomendadas pelo pediatra.
Quando o bebê começar a brincar em tapetinhos no chão, sair na rua e se lambuzar, você pode usar esponja para reforçar o banho. Use uma esponja macia com um pouco de sabão líquido e apenas passe delicadamente no corpinho da criança para remover a sujeira. Não é preciso esfregar.
Tenha sempre algodão, gaze, cotonete e uma garrafa térmica com água morna para a higiene do bebê. Eles são indispensáveis para a limpeza dos olhos, boca, nariz e ouvidos. Passe um cotonete, embebido em água morna filtrada, nas extremidades das narinas e ouvidos. A higiene deve ser apenas externa, não havendo necessidade de introduzir o bastão no nariz e ouvido. Use uma bola de algodão ou gaze úmida para a limpeza dos olhos e boca. Para o recém-nascido, além desses produtos, você também vai precisar de álcool a 70% para a desinfecção do coto umbilical.
Para cuidar dos cabelos, dê preferência para as escovas de cerdas macias e pentes de ponta arredondada que não machucam o couro cabeludo.
As unhas do bebê devem estar sempre bem cuidadas. Mantenha-as limpas e cortadas para o bebê não se machucar. Uma ou duas vezes por semana, corte as unhas com uma tesourinha deixando em formato arredondado para ele não se arranhar.
A hora do banho com muita diversão
As brincadeiras ajudam no desenvolvimento psicomotor da criança. Já que o banho tem que ser diário, é bom que a criança aguarde ansiosa por essa diversão. Então, nada melhor do que aproveitar esse momento para brincar com o bebê e fazer o banho virar uma grande atração.
Existem centenas de brinquedinhos próprios para o banho. Escolha os modelos de borracha, que a criança pode morder à vontade, e bem coloridos para atrair a atenção. Ensine o bebê a pegar o brinquedo, afundar, jogar. Brinque também com as bolhas de sabão e com a água. Eles adoram respingar, bater na água, fazer barulho. As crianças são curiosas e gostam de novidades.
Sempre que possível, chame o pai ou os irmãos mais velhos para participar. Enquanto a mãe dá o banho, o papai e os irmãozinhos podem estimular o aprendizado do pequenino com brincadeiras simples como esconde-esconde usando a toalha.
Para entreter e estimular a linguagem oral, cante músicas que falem de água, de barquinhos. Durante a canção, faça movimentos com o corpo do bebê para frente e para trás e brinque com a água.
Durante a brincadeira, segure firme o bebê. Às vezes, eles se empolgam e podem escorregar na banheira com um movimento brusco do corpo. Fique atento também para não deixar a água com sabão espirrar nos olhos da criança. Qualquer descuido pode acabar com a brincadeira.

Nenhum comentário: