sábado, 17 de janeiro de 2009

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL NORMAL

15 MESES: caminha de forma coordenada, raramente caindo; constrói torres de 3 ou 4 cubos; rabisca espontaneamente e imita traços da escrita; come sozinho, derrama no chão, puxa brinquedos por um cordão, leva ou abraça um brinquedo especial, tal como uma boneca.

2 ANOS: corre bem, sem cair; chuta bola grande; sobe e desce escadas sozinho; habilidades motoras finas aperfeiçoam-se; constrói torres de 6 ou 7 cubos; alinha cubos, imitando um trenzinho; imita linhas de escrita, verticais e circulares; desenvolve comportamentos originais; veste roupas simples sozinho, mímica doméstica, refere-se a si mesmo pelo nome, diz não à mãe, ansiedade de separação começa a diminuir, demonstrações organizadas de amor e de protesto, brincadeiras de paralelas ( brinca lado a lado com outras crianças,mas não interage com elas).

3 ANOS: anda em triciclo, pula de degraus inferiores, alterna os pés ao subir escadas; constrói torres de 9 ou 10 cubos, copia um círculo ou uma cruz; calça os próprios sapatos, desabotoa botões, alimenta-se bem sozinho e compreende a noção de revezamento.

4 ANOS: desce escadas com os pés alternados, fica em um pé por 4 a 8 segundos; copia uma cruz, repete quatro dígitos, conta 3 objetos, apontando corretamente; lava e enxuga o próprio rosto, escova os dentes e brinca cooperativamente com outras crianças.

5 ANOS: salta alternando os pés, geralmente possui completo controle esfincteriano e a coordenação motora fina melhora; copia um quadrado, desenha um homem reconhecível como tal,com cabeça, conta dez objetos acuradamente; veste-se e se despe sozinho, traça umas poucas letras e pratica jogos competitivos.

6 ANOS: anda de bicicleta de duas rodas; escreve o nome em letra de imprensa, copia triângulo e amarra laços em sapatos.


PERÍODO DE LOCOMOÇÃO – 2 ANOS


Desenvolvimento cognitivo e da linguagem: a aprendizagem da linguagem é uma tarefa crucial no período de locomoção. As vocalizações tornam-se distintas e o bebê passa a ter a capacidade de nomear alguns objetos e falar de suas necessidades em uma ou duas palavras. No início do terceiro ano, as crianças usam frases curtas, começar a raciocinar e a ouvir explicações que podem ajudá-las a tolerar atrasos.
De acordo com Piaget, a período de locomoção ocorre durante o estágio sensório-motor do desenvolvimento cognitivo. Aos 2 anos, a criança começa a fazer representações simbólicas dos eventos.

Desenvolvimento Emocional e Social: no segundo ano de vida os afetos de prazer e desprazer diferenciam-se ainda mais. Podemos observar explorações excitadas, prazer gratificante, prazer pela descoberta e desenvolvimentos de novos comportamentos, incluindo provocar e surpreender ou “enganar” pai ou mãe (por ex. escondendo-se). Existe a capacidade de dar demonstrações de amor (por ex. correr e abraçar, sorrir e beijar pai e mãe) e protesto ( virar as costas, chorar, bater, morder, gritar e chutar). O conforto com a família e a apreensão com estranhos podem aumentar.
Durante o segundo e terceiro anos de vida, as crianças adquirem autonomia. Seu desafio consiste em se tornar seres separados e individuais. Elas aprendem a caminhar e a comer sozinhas, a controlar o esfíncter anal e a falar. O termo “terríveis dois anos” reflete a vontade resoluta das crianças neste estágio do desenvolvimento.
Freud descreveu esse período como o estágio anal do desenvolvimento, em que a criança retém ou libera as fezes. Um treinamento esfincteriano muito rigoroso pode resultar uma personalidade excessivamente compulsiva, que é organizada, meticulosa e egoísta. Freud referiu-se a esse tipo de personalidade como caráter anal, marcado por parcimônia, pontualidade e perfeccionismo.

Desenvolvimento Sexual: os prenúncios da diferenciação sexual se manifestam desde o nascimento, quando os pais começam a vestir e a tratar seus bebês diferentemente, devido à expectativa gerada pelo sexo do filho. Através da imitação, recompensa e coerção, a criança assume os comportamentos que a cultura define como sendo apropriado para seu papel sexual. A criança exibe curiosidade acerca do sexo anatômico e, se esta curiosidade for reconhecida como saudável e encarada com respostas honestas e adequadas à idade, a criança adquire um senso de maravilha da vida e sente-se à vontade com seu próprio papel dentro desta. Por volta dos dois anos e meio, a criança desenvolve um senso de identidade de gênero, isto é, menino ou menina. Geralmente as brincadeiras são determinadas por gênero: os meninos brincam com carrinhos, e as meninas de casinha.
O controle urinário diurno geralmente está completo por volta dos 4 anos, bem como o controle intestinal.
As crianças na fase de locomoção podem ter dificuldades relacionadas ao medo do escuro, que podem ser manejadas com uso de luz suave à noite. Em geral dormem cerca de 12 horas, incluindo um cochilo de 2 horas. Os pais devem saber que as crianças dessa idade podem precisar de companhia ao se deitarem e que, aos 2 anos, habitualmente levam 30 minutos para adormecerem.


PERÍODO PRÉ-ESCOLAR – 2 ANOS E MEIO A 6 ANOS


Este período se caracteriza por um crescimento físico e emocional acentuado. Entre 2 e 3 anos, as crianças alcançam metade da altura que terão quando adultas. Os vinte dentes-de-leite já estão em seus lugares no começo deste estágio e, no final, começam a cair. As crianças estão prontas para entrarem na escola no final deste estágio, aos 5 e 6 anos, já dominaram as tarefas de socialização primária – a controlarem os esfíncteres, a se vestirem e alimentarem e a controlarem suas lágrimas e ataques de raiva, pelo menos, na maior parte do tempo.

Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem: a linguagem se expande e a criança faz uso de frases. Para Piaget, esta é a fase pré-operatória ( mais especificamente dos 2 a 7 anos), durante a qual as crianças começam a pensar simbolicamente. Geralmente, entretanto, este pensamento é egocêntrico, como no período sensório-motor; a criança não consegue colocar-se no lugar do outro, sendo incapaz de sentir empatia. O pensamento pré-operatório também é intuitivo e pré-lógico; neste estágio, não entendem as relações de causa e efeito.

Comportamento Emocional e Social: no início do período pré-escolar, as crianças são capazes de expressar afetos complexos, como amor, infelicidade, ciúme e inveja, nos níveis tanto não-verbal quanto verbal. A capacidade da criança para cooperação e compartilhamento começa a surgir. A ansiedade está relacionada à perda de ente querido de quem depende, e à perda da aprovação e aceitação.
Aos 4 anos, as crianças aprendem a compartilhar e a se preocuparem com os demais, sendo que sentimentos de ternura, às vezes, são expressos.
Ao final do período pré-escolar, as crianças têm muitas emoções relativamente estáveis. Expansividade, curiosidade, orgulho e excitação alegre relacionada a si mesmo e à família são equilibrados por timidez, reserva, temor, ciúme e inveja. Vergonha e humilhação são evidentes; sentimentos de culpa são possíveis.
As crianças entre 3 e 6 anos têm muita consciência acerca da genitália e das diferenças entre os sexos. Em suas brincadeiras, como nas de médico e enfermeira, as crianças atuam suas fantasias sexuais. A consciência sobre seus corpos estende-se além dos genitais.
É a época do Complexo de Édipo, quando as crianças têm impulsos sexuais com relação ao pai do sexo oposto, e desejam eliminar o pai do mesmo sexo, esperando punição por tais desejos. A punição esperada pelos meninos é a castração. A ansiedade de castração leva o menino a desistir da mãe como objeto sexual, a reprimir seus impulsos em relação a ela e a identificar-se com o pai, formando, no processo, um superego. O complexo de Electra sustenta que a garota deseja ter o amor exclusivo de seu pai e substituir a mãe; a filha resolve este conflito identificando-se com sua mãe. A falta do pênis é considerada como evidência da castração. Freud acreditava que a menina desenvolveria a inveja do pênis como resultado disso, e desejaria possuir seu pai, a fim de obter seu pênis. O desejo das meninas, de se casarem com seus pais e terem um bebê, portanto, representaria o desejo de terem um pênis.
Ao final deste estágio, a consciência da criança está formada. O desenvolvimento da consciência dá o tom para o senso moral de certo e errado da criança. Piaget propôs estágios do desenvolvimento moral paralelos aos estágios cognitivos. No estágio pré-operatório, as crianças vivenciam as regras como sendo absolutas e de modo independente. As crianças não compreendem que possa haver mais de uma perspectiva para uma questão moral; uma violação das regras exige uma retribuição absoluta – ou seja, a criança tem uma noção de : justiça imanente.

Jogos: nos anos pré-escolares, a criança começa a diferenciar a realidade da fantasia, e os jogos refletem esta crescente conscientização. Os jogos de “faz-de-conta” são populares e ajudam a testar as situações da vida real de um modo divertido. São comuns os jogos dramáticos nos quais a criança encena um papel, como de dona-de-casa, motorista e professora... Os relacionamentos em brincadeiras de um para com o outro companheiro progridem para padrões mais complicados com rivalidades, segredos e intrigas de dois-contra-um.
Entre os 3 e 6 anos, o crescimento pode ser acompanhado através de desenhos. O primeiro desenho de figura humana consiste de uma linha circular com traços para a boca, nariz e olhos; as orelhas e os cabelos são acrescentados mais tarde; a seguir, aparecem os braços e dedos finos como varetas; depois, vêm as pernas. A última coisa a aparecer é um tronco proporcional ao resto do corpo. A criança inteligente é capaz de lidar com maiores detalhes. Os desenhos expressam a criatividade ao longo do desenvolvimento infantil.

Amigos Imaginários: os amigos imaginários aparecem, principalmente, durante os anos pré-escolares, geralmente, na forma de pessoas. Eles também podem ser coisas, como brinquedos, que são antropomorfizados. A sua importância não está clara, mas estes companheiros são, geralmente, afetuosos, aliviam a solidão e diminuem a ansiedade na criança.


KAPLAN, H.; SADOCK, B.; GREBB, J.. Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 7 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

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