ALIMENTANDO
O leite materno é uma fonte completa de nutrientes para o bebê. Está sempre fresco, na temperatura certa, não dá trabalho para preparar e é grátis.
Há uma longa lista de problemas de saúde que ocorrem com menor freqüência nas crianças alimentadas com leite materno. Entre outros, diarréia, meningite, infecções do ouvido médio, resfriados e infecções respiratórias.
Amamentar no peito também é bom para a mãe. Pesquisas indicam que reduz o risco de câncer de ovário e pré-menopausa, diminui a incidência futura de problemas cardíacos e osteoporose e ainda acelera o retorno do útero a sua condição anterior à gravidez.
ALIMENTANDO O BEBÊ
A alimentação do bebê com leite materno não deve ser suspensa prematuramente. O ideal é amamentar até o quarto ou sexto mês e depois além de amamentar também dar sólidos até que a criança complete um ano.
O leite de vaca é pobre em relação às necessidades do bebê e não é aconselhável que seja introduzido na dieta durante o primeiro ano.
ALIMENTANDO A CRIANÇA
Com 2 anos de idade a alimentação da criança consistirá basicamente de sólidos.
As necessidades de calorias variam de criança para criança conforme seu nível de atividades, metabolismo e compleição física. Existem ainda preferências alimentares individuais. Como norma geral, o cardápio ideal conterá grãos, vegetais, frutas, leite e seus derivados e carne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário