domingo, 11 de janeiro de 2009

"Na Boca do Povo"

FRUTAS: Fontes naturais de muitas substâncias essenciais como vitaminas e minerais. Atuam como antioxidante, reguladores do sistema imunológico e antiinflamatório.
ABACAXI: Rico em vitamina C e potássio, nasceu aqui na América do Sul. Ajuda rins e fígado a funcionarem melhor.
CAJÚ: Entre as frutas brasileiras, está entre as que possuem maior teor de vitamina C. Fortalece ossos e músculos. Combate infecções e protege os olhos e a pele.
MAÇÃ: Fonte de magnésio, ferro, silício, potássio e fibras. Atua contra diarréia. O suco é auxiliar na febre e combate inflamações, mas, diferente da fruta em pedaços, pode causar diarréia. É antiséptica, promovendo limpeza da boca, garganta e outros órgãos internos.
MAMÃO: Rico em betacaroteno (vitamina A) e vitamina C, proteína, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1 e B2, niacina. Regulariza as funções intestinais, aliviando prisão de ventre e constipação.
MANGA: Contém vitamina C, complexo B, vitamina A, fósforo, potássio, magnésio e zinco. Utilizada em casos de dificuldade respiratória causada por excesso de catarro nos pulmões. Ajuda a retirar secreção, liquefazendo o muco (catarro).
PÊRA: Diurética, rica em fibras. Auxiliar na constipação ou prisão de ventre, excelente no combate ao excesso de ácido úrico, pois desintoxica, e também para a digestão das refeições pesadas.
BANANA: rica em potássio, contribui na formação das células, trabalha junto como sódio que regulariza as batidas do coração e sistema muscular.
LARANJA: fonte de vitamina C, que é responsável pela absorção de ferro, favorece a cicatrização e protege contra infecções e vitamina A que previne doenças nos olhos e de pele.
Larissa de R. Silva
Nutricionista

Nenhum comentário: