segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O que é Refluxo Gastro-esofágico?
(Dra. Lígia Maria Campedelli Barbosa Paglia)

Refluxo gastro-esofágico (RGE) é quando o alimento, ou seja, o leite, no caso do bebê, retorna ao esôfago, após ter atingido o estômago, juntamente com o conteúdo gástrico. O refluxo pode ser fisiológico (normal) ou patológico (anormal).

Quando é fisiológico, o bebê ganha peso adequadamente, regurgita pequenas quantidades após as mamadas, geralmente devido ao ar deglutido durante a mamada. Isto pode ocorrer devido a uma “pega” incorreta ao seio materno, choro, ou grandes quantidades de alimento.

Quando o refluxo for anormal, a freqüência de retorno dos alimentos ao esôfago é bastante elevada, podendo causar desnutrição, problemas respiratórios e dores abdominais.


Principais medidas para evitar ou diminuir o RGE:

Apoiar o bebê nos braços durante a amamentação, com a cabeça e tronco alinhados entre si, de forma que o abdomem da mãe toque o abdomem do bebê.

Liberar as narinas do bebê para facilitar a respiração durante as mamadas, fazendo com que o queixo do bebê toque o seio materno.

A boca do bebê deve abocanhar boa parte da mama e não somente sugar o mamilo.

Quando for necessário usar a mamadeira, esta deve estar sempre elevada, com o bico todo preenchido de leite para impedir que a criança engula muito ar.

Colocar sempre o bebê para “arrotar” após mamadas, em posição ereta, junto ao tórax materno, apoiando sua cabeça e tronco.

Manter a cabeceira do berço erguida em 30 graus, com a criança deitada sobre seu lado esquerdo.

Essas medidas são fundamentais para melhorarmos o desconforto do refluxo, seja para o bebê, como para seus familiares.

Nenhum comentário: