segunda-feira, 12 de janeiro de 2009




BRINCANDO

Bebês aprendem através dos sentidos. O melhor brinquedo para eles é aquele que estimula suas sensações, visão, audição, paladar, olfato e tato. O brinquedo ideal, portanto, que sensibiliza os 5 sentidos, é sua própria mãe.

Criança pequena gosta de repetir o que outros fazem. Brinque e permita que ela imite você. Crianças mais velhas também podem servir de modelo a ser imitado. Converse muito com seu filho. Converse sempre.

Criança gosta de brincar com outras crianças. Jogos e atividades vão ajudá-la a entender sentimentos, medos e o mundo. Brincando a criança aprende, seja:

Sozinha, em seu próprio ritmo, fazendo escolhas, resolvendo problemas.

Consigo mesma, mexendo os dedos, os pés, fazendo ruídos, experimentando a linguagem, balançando pernas e mãos, dançando.

Com outras crianças, observando brincadeiras, explorando novas formas, tornando-se social.

Fazendo de conta, transformando-se em super-herói, monstro, médico, fazendo o papel de papai ou mamãe.

Diferentemente do adulto que, curioso sobre uma atividade, pergunta à pessoa o que ela faz ou procura a resposta em leituras, a criança faz de conta para poder compreender.

Quanto mais envolvida em representações de personagens, mais avança em seu desenvolvimento intelectual e capacidade de concentração.

As crianças aprendem com a experiência, fazendo. Com a repetição, por isso repetem as mesmas brincadeiras vezes e vezes. Tornam-se mais espertas solucionando problemas. Daí a importância de que sejam estimuladas com tarefas que as deixem entretidas e interessadas, mas que respeitem seu ritmo de aprendizagem.

BRINQUEDOS RECOMENDADOS

Estimulam a criatividade e a solução de problemas encarregando a criança mesma de decidir o que fazer.
São adequados a diferentes estágios do desenvolvimento, "crescendo" com seu filho.
Permanecem interessantes e divertidos por longo tempo.
Promovem interação não violenta e não estereotipada com as outras crianças.
BRINQUEDOS NÃO RECOMENDADOS
Não seguros, que possam ser engolidos, cortar ou machucar, produzidos com materiais tóxicos ou que provoquem alergia.
Incentivam a violência ou causam interação agressiva com outras crianças.
Não encorajam a explorar e a criar.
São específicos para uma única fase do desenvolvimento.

Nenhum comentário: