VISÃO
Crianças pequenas dificilmente irão reclamar de problemas de visão. Cabe aos pais, portanto, ficarem alerta para sinais indicativos de dificuldades que ela tenha para enxergar.
Já aos 3 meses de idade o bebê faz contato visual com os pais. Se lacrimeja, esfrega ou pisca os olhos excessivamente, se tem as pálpebras caídas, matéria branca sobre as pupilas ou a região está inchada, consulte o pediatra.
A criança pode ainda evitar brinquedos pequenos ou trazer os objetos muito próximos aos olhos para vê-los, mas as dificuldades só ficam evidentes quando ela começa a ler. Um dos sinais, é dor de cabeça após o esforço de leitura.
ESTRABISMO
Muitos recém nascidos parecem estrábicos. O desvio dos olhos entretanto é aparente. Caso continue sendo observado após os 4 meses de idade, deve-se consultar um oftalmologista.
Das crianças com menos de 6 anos, 4% são estrábicas (vesgas). A criança não percebe sua condição, mas os pais devem procurar tratamento. Recebendo duas imagens diferentes, o cérebro aprende a desconsiderar uma delas, produzindo perda da acuidade visual de uma das vistas (ambliopia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário