Hábitos Alimentares saudáveis para prevenir doenças
Os hábitos alimentares são criados e solidificados na infância e carregados até a idade adulta, onde alterações são difíceis e enfrentam resistências, por isso a importância de se cuidar da alimentação desde os primeiros anos de vida.
O consumo excessivo de alimentos não resulta somente em aumento de peso, mas também em sobrecarga de trabalho para o coração e demais órgãos vitais, que com o tempo geram doenças e causam uma muito provável diminuição do tempo e da qualidade de vida. Esta sobrecarga atinge também as células, provocando o envelhecimento precoce.
A população tem ingerido, em excesso, produtos industrializados que contém uma grande quantidade de sal, açúcar, aditivos químicos e gorduras, são as chamadas calorias vazias, não oferecem vitaminas, minerais e fibras e causam doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras.
Estamos num período de transição nutricional, onde se ingere menos arroz, feijão e se aumentou o consumo de massas e outros farináceos. A maior parte das doenças provêm de nossos próprios maus hábitos, até mesmo as enfermidades hereditárias, se pronunciam mais facilmente se encorajadas. Além do excesso de alimentos, tem também álcool, cigarro, cafezinho e sedentarismo.
Pessoas que tem bons hábitos alimentares são mais saudáveis já que uma dieta balanceada, rica em nutrientes essenciais e em quantidades certas, tem papel preventivo e curativo de doenças.
Se os hábitos vindos da infância não são corretos deve ser feita uma reeducação alimentar, que deverá ser lenta, gradativa e sem sacrifícios. Desta maneira este novo hábito ficará para sempre, aumentando o tempo e a qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário