quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CHAMADO A ATENÇÃO DA BABÁ

Algumas mães que atendo – seja no consultório , seja aquelas que me procuram para o curso de formação de babás – demonstram receio e um incômodo sentimento de mal-estar quando precisam chamar a atenção da babá de seus filhos. Se por um lado elas ficam aborrecidas quando a babá comete um erro ou não faz aquilo que foi combinado, por outro relatam sentirem medo de que as profissionais possam “descontar” na criança o fato de terem sido chamadas atenção, levando-as a ficarem caladas diante do erro da funcionária. Esse sentimento tende a ser mais intenso em duas situações: quando a mãe trabalha fora e se ausenta por grandes períodos do dia, provocando uma relação de dependência dos responsáveis para com a babá e quando a criança é ainda pequena, não conseguindo falar sobre aquilo que acontece durante a ausência dos pais. Por medo da reação da babá , a mãe acaba “engolindo” o problema, que quando não esclarecido corre o risco de se repetir, criando um círculo vicioso de erros e insatisfações. Deixar de chamar a atenção da babá por medo de que ela desconte na criança a bronca que recebeu é a pior entre todas as possibilidades; a situação com certeza ficará insustentável, expondo a criança a riscos que poderiam e deveriam ser evitados.
Em qualquer relacionamento, seja pessoal ou profissional, o essencial é falar sempre que alguma coisa nos desagrada, dizendo para a pessoa o que nos desagradou e porque. Ao falarmos sobre algo que nos incomoda assim que a coisa acontece, temos maiores chances de abordar o assunto com mais serenidade, de forma equilibrada, objetiva e clara. Quando relevamos e acumulamos incômodos e insatisfações, ocorre exatamente o contrário. Tal qual uma panela de pressão, chega uma hora que a gente explode. E nessa explosão a reprimenda ou queixa sai de qualquer jeito, de forma impulsiva , podendo provocar mágoa , ressentimento e revolta em quem a recebe, sem contar que a queixa chega de modo inesperado: se você nunca chamou a atenção da babá, o mais provável é que ela entenda que está agindo corretamente e que esta sendo aprovada em suas atitudes. Quando os pais “engolem” as insatisfações e os erros da babá, mais cedo ou mais tarde a explosão ocorre, não raro diante de um erro menor, pegando a babá de surpresa . O ideal é falar com calma, pois para que possam cobrar equilíbrio emocional da babá as mães também precisam demonstrar equilíbrio emocional ao falar com ela, servindo de exemplo e modelo. Se de todo modo você está em um dia ruim e não conseguiu manter a calma na hora de repreender a babá , não hesite em pedir desculpas. E evite que isso se torne recorrente, para não desgastar a relação.
Quero chamar atenção para o fato de que o bebê, apesar de não falar, comunica-se através do choro, de alterações no sono , na alimentação e na conduta; com certeza os pais percebem quando seu filho está inquieto, com alguma dificuldade. Quando maior, a criança já pode relatar o que aconteceu. Para isso é importante que os pais deixem claro para a própria criança , diante da babá, qual o papel que ela exerce ; o que esperam da profissional; o que a babá pode fazer na ausência dos pais e finalmente quais são as atitudes esperadas e aquelas não permitidas. Diante de uma situação estranha ou que a deixou assustada , a criança sente-se mais à vontade para dividi-la com os pais.
Na verdade o que todos os pais desejam é a certeza e a garantia de que a babá jamais fará qualquer coisa que os desagrade ou que coloque em risco a segurança física e a saúde psíquica de suas crianças; essa garantia no entanto não é possível . O ser humano, é singular , dinâmico e imprevisível. . Nem mesmo um teste psicológico pode dar garantias de que o indivíduo “testado” jamais cometerá erros ou apresentará patologias – quando bem realizado serve como mais um instrumento que auxilia na identificação da estrutura básica da personalidade, descrevendo o funcionamento psicodinâmico daquele momento, mas na verdade não garante nada . Por isso o momento da contratação de uma babá é muito importante, devendo acontecer em algumas etapas. Jamais delegue a ninguém a tarefa de contratar a babá de seu filho. Realizada a contratação, um curso de formação de babás, oferecido por equipe séria e bastante experiente , tem um grande valor. Não sinta constrangimento em perguntar sobre a experiência dos profissionais envolvidos no curso – pessoal e profissional (é fundamental que os profissionais envolvidos no contato diário com a babá e que realizam sua formação teórica tenham experiência enquanto pais) ; informe-se sobre a formação teórica dos profissionais da equipe - a atualização profissional, congressos que participam , apresentação de trabalhos; certifique-se que tenham prática clínica – o que possibilita escuta de problemas mais apurada, enfim, cheque todas as referências do curso . Infelizmente, assim como as babás podem não ser pessoas idôneas e dar referências que não condizem com a realidade, muitas pessoas abrem cursos de formação de babás sem possuir experiência. Lembre-se de que você está confiando a formação da babá de seu filho a esses profissionais.
É muito importante que as mães possam criar e manter um canal de diálogo e comunicação com as babás de seus filhos. O hábito de conversar com elas regularmente para avaliar o trabalho; elogiar suas atitudes corretas e sua responsabilidade; relembrar as orientações e combinações estabelecidas no momento da contratação; fazer um balanço das coisas que a babá ainda precisa melhorar; estar aberto para atender algumas de suas necessidades – como todo indivíduo ela não está livre de problemas e dificuldades- são exemplos que facilitam o convívio e diminuem os riscos de problemas sérios. Se você mantém aberto um canal de comunicação fica bem mais fácil conversar com a babá sobre eventuais falhas, sem temer que ela leve isso para o lado pessoal , criado um clima tenso e hostil , o que seria péssimo para todos, especialmente para a criança, que necessita de ambiente tranqüilo e seguro para crescer de forma saudável.
Mesmo que tenha seguido todos os passos necessários na hora da contratação e que mantenha aberto um canal de comunicação com a babá, é possível que problemas ocorram. Se você estiver descontente com o trabalho da babá ou desconfiada de que algo não está bem, vença a dificuldade e converse com ela para esclarecer o que esta acontecendo – se ficar mais tranqüila peça para alguém que confie estar presente durante sua conversa com a babá . Lembre-se sempre de que você é a mãe de seu filho e que nenhuma babá é insubstituível.
Caso precise despedir a babá , conte com uma rede social de apoio até contratar a nova profissional - avós, parentes, amigos podem ajudar - ou procure o serviço de uma creche de sua confiança. Isso com certeza causará um rebuliço temporário na sua rotina mas jamais mantenha em casa uma profissional que desconte em seu filho o fato de ter sido chamada atenção. Um pré-requisito inegociável na profissão de babá é possuir equilíbrio emocional , boa saúde psíquica e consciência profissional. Gostar de criança é imprescindível, mas não é o suficiente.

Heloisa Coutinho

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