quinta-feira, 10 de setembro de 2009


Em tempos de superbabás...


Considero pertinente a discussão sobre a proliferação dos atuais Reality shows envolvendo crianças e seus pais, orientados por “superbabás”. Além da exposição das crianças, o que já seria questionável, os programas partem de situações extremas que são utilizadas como parâmetros para deflagrar a incompetência dos pais diante do processo educacional de seus filhos e assim, justificar a invasão desta relação por uma desconhecida. Situações que claramente mostram dificuldades nos vínculos afetivos familiares são abordadas de forma superficial. Se conseguirmos um olhar mais alongado, percebemos que, em muitos casos, a babá não é uma desconhecida para as crianças, estabelece bons vínculos com ela, mas mesmo que seja sabedora de boas soluções para impasses, uma profissional consciente de sua função não deveria chamar a atenção dos pais diante dos próprios filhos, mas partilhar suas experiências anteriores e atuais, auxiliando na reflexão e incrementando a autoconfiança dos pais em relação às suas atitudes. Parece haver uma distorção do papel de uma boa babá em uma família comum.
Se o olhar for reduzido ao entretenimento, considero mais útil que os pais aproveitem o limitado tempo que lhes resta junto aos filhos tocando, brincando, conhecendo-se mutuamente, ampliando sua própria sensibilidade em relação às necessidades de sua criança em cada fase específica do que assistindo a situações alheias.

Fernanda Roche é psicóloga e coordenadora do Projeto CRIANÇA EM FOCO, que ao longo dos últimos cinco anos formou mais de oitocentas babás.

Nenhum comentário: