A ida à escola
O início da vida escolar costuma ser o começo de uma série de conquistas e descobertas. Mas, para muitas crianças, pode ser também uma experiência traumática.
Quando a criança enfrenta esse novo ambiente (iniciando ou transferido de outra escola) é normal alguma regressão. Porém, deixar o que nós é familiar e entrar no desconhecido, passando pelo processo de separação, caracteriza-se como mudança e oferece possibilidades de crescimento, ainda que predomine uma temporária sensação de perda.
A maioria das crianças aceita bem a novidade, outras apresentam reações comuns nesse momento, como: chorar, não brincar, não comer ou comer demais, não falar ou quase não falar, chapar dedo, apresentar sintomas psicossomáticos (constipação, enurese, dores de cabeça), reações agressivas ou atrasadas (parecer muito bem nos primeiros dias e depois regredir). É observando estas reações que o professor saberá à quem precisa particularmente se dedicar. Sempre é claro, com o auxílio dos pais, que conhecem o comportamento que seus filhos normalmente adotam.
É natural que crianças criadas isoladamente tenham mais dificuldades de se adaptar ao ambiente escolar.
Esses primeiros momentos constituem-se um acontecimento que provoca geralmente intenso nível de ansiedade. Tudo o que é novo provoca ansiedade. E isto é bom, pois faz com que o indivíduo procure adaptar-se às mudanças. Nem sempre este sentimento é inexoravelmente ligado a coisas ruins.
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