terça-feira, 1 de setembro de 2009

ESTAÇÃO DO BEBÊ

Na Estação do Bebê, as crianças são estimuladas com atividades especiais.

Ao contrário do que muitos imaginam, a estimulação dos bebês vai muito além de mordedores e chocalhos. Pelo menos é essa a filosofia da Estação do Bebê. É fundamental que, nos primeiros meses de vida, os bebês sejam estimulados com mecanismos de repetição, de imitação e da exploração sensorial. Isso se dá por meio de atividades que instigam a concentração, percepção e comunicação.
Os profissionais são altamente qualificados, na Estação do Bebê, os fazendo assim com que os bebês desenvolvam-se com mais facilidade num ambiente propício às propostas!
EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS PARA BEBÊS
Confira a rotina da Estação do Bebê!
 Lanterna - Usando a lanterna, pode-se explorar a coordenação visual e espacial, em que o bebê terá que acompanhar com os olhos o espaço por onde o ponto luminoso irá passar. O bebê tenta “pegar” o ponto de luz, o que possibilita também o trabalho de coordenação visual e motora.
 Fantoche – A linguagem é o fator de maior importância nesta atividade, que possibilita uma relação extrapessoal com quem está brincando com o fantoche.
 Cobertor – O “arrastar” sobre o cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois, quando o cobertor é puxado, o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio.
 Bebê Rolando – Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê, movimento que requer a integração da musculatura dos dois lados do corpo.
 Andando com brinquedo – A atividade de locomoção com apoio tem como objetivo tonificar a musculatura relacionada à posição em pé. O deslocamento contribui para o equilíbrio postural.
Com a atividade, desenvolve-se também a noção visual e espacial, pois o bebê tem que observar para onde ele pode empurrar o brinquedo para poder deslocar-se.
 Encaixe – As atividades de encaixe proporcionam ao bebê o desenvolvimento da coordenação visual e motora, em que ele irá experimentar a solução de problemas, pois os encaixes possuem alternativas restritas.
 Potes – Os potes nos permitem, de forma divertida, trabalhar a noção de “dentro e fora”.
 Empilhar – Nas atividades de empilhar trabalha-se a coordenação visual e motora e a noção espacial.
 Chapéu – A atividade do chapéu trabalha a possibilidade de relacionar-se com o outro, além de proporcionar o conhecimento do corpo e a sua observação no espelho.
 Partes do corpo – Trabalhar com as partes do corpo permite o auto conhecimento pelo sentido cinestésico, onde o bebê toca a parte do corpo solicitada, respeitando a lei “céfalo caudal” e “próximo distal”.
 Túnel – O uso do túnel favorece o deslocamento engatinhando (4 apoios), o que possibilita tonificar a musculatura de braços, pernas e tronco.
O aspecto visual e espacial também é trabalhado nesta atividade, pois os bebês podem encontrar saídas e possibilidades de ficarem em pé dentro do túnel.
 TV – Assistir TV, desde que mediado, por um adulto, favorece ampliação da linguagem e de conhecimento.
 Bolas na banheira – Trabalha-se o desenvolvimento da coordenação visual e motora, pois, para apanhar a bolinha dentro da água, o bebê necessita adequar o movimento a cada instante, uma vez que as bolas mexem-se constantemente
 Espelho – Vendo-se no espelho, a criança constrói seu esquema corporal, usando sua própria referência.
 Histórias – Ler histórias possibilita trabalhar com a forma mais simples e eficiente de transmitir conhecimento.
 Rolo – O rolo possibilita a tonificação da musculatura dos braços e da musculatura dorsal do bebê, a fim de prepará-lo para o sentar.
 Bola Amarela – A Bola de Bobath possibilita o fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal. Quando o bebê está sobre a bola, busca estabilidade e precisa ajustar-se a cada instante. Estes “ajustamentos” possibilitam a busca pelo equilíbrio corporal.
 Esconde-esconde – Com o “esconde-esconde”, desenvolve-se o aprendizado de causa e efeito, pois o bebê tem que puxar o lenço para descobrir onde está o brinquedo que estava sendo usado por ele
 Bolha de sabão – A brincadeira possibilita a coordenação visual e motora, pois o jogo olho/mão é o ponto mais explorado nessa atividade. O bebê terá que se adaptar a cada momento para apanhar as bolhas de sabão.
 Gelatina – Tentando pegar os cubos de gelatina o bebê experimenta sensações como consistência e temperatura.
 Macarrão – Pegar fios de espaguete exige o movimento de pinça, tão importante nessa fase do desenvolvimento.
Tempo de crescimento: o papel da estimulação
Em nenhum outro período de sua existência os seres humanos experimentam um desenvolvimento tão intenso como nos primeiros anos de vida. Basta ver o salto que ocorre de 0 a 1 ano, quando os bebês começam a dar seus passos iniciais.
Por isso, é importante não perder nenhuma oportunidade para participar desse crescimento, criando situações propícias e promovendo a estimulação.
Eles têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas. As atividades desenvolvidas na Estação do Bebê buscam "aproveitar" um período privilegiado, quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento.
No entanto, estimular bebês não é como ensinar crianças maiores. Os bebês aprendem de um modo muito diverso, principalmente pelos mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial, por meio do brincar.
Exatamente por isso, os bebês podem atender a longos períodos de concentração desde que estejam envolvidos em algo de seu interesse.
Os bebês crescem fisicamente, praticando exercícios motores; perceptivamente, desenvolvendo o pensamentos e o conhecimento na solução de problemas; verbalmente, adquirindo comunicação receptiva e expressiva; psicologicamente, descobrindo sua própria identidade; socialmente, aprendendo a conviver com "amigos".
Daí a importância do trabalho realizado no berçário. Nessa fase, é especialmente oportuno que os pais acompanhem o trabalho realizado pela escola, para que compreendam a extensão das atividades propostas. Afinal, é tempo de crescimento...
Bebês adoram novidades!
Gostam de tocar, apertar e comer coisas com texturas diferentes.
Ao mexer no espaguete quente e segurar a gelatina gelada, desenvolvem a coordenação motora, trabalhando o movimento de pinça, explorando, ao mesmo tempo, seus sentidos.
Crianças aprendem melhor quando fazem coisas!
Trabalhar com material diversificado e grandes folhas de papel com diferentes tamanhos, formatos, texturas e cores fortalece os conhecimentos artísticos das crianças e proporciona oportunidades de expressarem sua criatividade.
O "passeio de cobertor" por exemplo,desenvolve o equilíbrio e estimula o desejo de explorar novos espaços.
Os bebês, enquanto engatinham, exploram diversas possibilidades, enriquecendo seu repertório.
Histórias e rimas que contém palavras e frases repetitivas, envolvem os bebês, chamando sua atenção.
Recursos auxiliares como fantoches e adereços são especialmente divertidos!
Estas são algumas atividades da Escola Infantil Estação Criança-Unidade Estação do Bebê.

Nenhum comentário: