quarta-feira, 9 de setembro de 2009


Reflexões e dicas sobre o desenvolvimento infantil

Nós, pais e educadores, temos a tendência a pensar em nossas crianças em fases, 0 a 2 anos/ 2 a 5 anos, e assim por diante. Didaticamente usam-se idades para o estudo do desenvolvimento infantil, mas muitas vezes agimos como se, por exemplo, as ações, movimentos, emoções e conhecimentos de uma criança de 5 anos não tivessem relação com ela quando mais jovem ou bebê.
Temos sempre que encarar que a evolução do ser humano é seqüencial, uma aquisição atual tem relação com uma anterior.
Pensando nisto, gostaria de esclarecer aos pais algumas etapas que as vezes nos passam despercebidas; observe-as para poder estimular o seu filho (a):
A criança passa por uma seqüência motora de controle de cabeça, tronco, rolar, arrastar, engatinhar, andar. Tente estimulá-la a viver o maior número de movimentos globais. Estes os ajudarão, entre outras coisas, na percepção de seu corpo e espaço e futuramente na aprendizagem de conceitos de matemática na escola, por exemplo.
Para que a criança desenvolva a comunicação, do ponto de vista de fala e linguagem, é importante proporcionar diversos tipos de sons com a boca, com as mãos, ouvir músicas, fazer movimentos com ritmo. Até as caretas que as vezes fazemos com nossos rostos contribuem nisto. Pense em como o saber e conseguir se expressar será importante na vida futura da criança.
As vezes os papais dão objetos pequenos para o bebê. Além do perigo de levá-los à boca, saiba que seu bebê, em geral, só realiza o movimento de pinça a partir de 1 ano. Dê para ele objetos de tamanhos grandes e médios, antes dele alcançar a coordenação motora fina. Além disto, proporcione diversas texturas para o desenvolvimento sensorial.
Por volta de 1 ano e meio esta criança já começa a fazer rabiscos. Você pode dar à criança um gizão de cera para rabiscar, não só em um papel sobre a mesa mas também na posição vertical (como as lousas na parede). Isto vai ajudá-lo na coordenação fina e prepará-lo melhor para a entrada na escola.
A área perceptiva da criança é riquíssima. Saibam papais, que movimentos feitos com chocalhos, passando-os de uma mão à outra, escondendo objetos, mexendo-os em posições verticais e horizontais, encaixes dos mais diversos tipos (potes com tampa, panelinhas, roscas) são importantes. Eles são o início do que evoluirá para resolução de futuros quebra-cabeças, jogos de raciocínio, seqüências lógicas, dominós, percepção de tempo e espaço. Crianças que tem chance de experimentar diferentes tipos de estímulos e brinquedos despertam mais sua curiosidade e conseqüentemente sua inteligência.

Gláucia Gallerani
Terapeuta Ocupacional

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