quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ELE NÃO SE ADAPTA Á PRÉ-ESCOLA

Meu filho tem 2 anos e meio e não se acostuma com a escola. Se fico na sala dos pais, ele não desgruda de mim e, quando arrisco sair; ele chora tanto que pedem para eu ir buscá-lo.

Quando uma criança pequena apresenta uma resistência muito grande à entrada na escola, os pais ficam em dúvida se não é cedo demais para ela encarar um ambiente desconhecido e uma rotina mais rígida. A resposta é não. Na configuração atual das cidades – em que o convívio com outras crianças, o tempo livre dos pais e as atividades ao ar livre estão cada dia mais restritos -, a educação infantil se tornou um direito dos pequenos.
Entre dois e três anos, seu filho precisa de espaço para brincar com terra e areia, ouvir histórias, aprender a se expressar de diferentes maneiras e entrar em contato com a diversidade e os desafios de conviver com pessoas fora da família. Estar convencida desses benefícios é o primeiro passo para garantir uma boa adaptação. A criança percebe contradições. Por mais que você diga que a escola é legal, basta um olhar de pena quando ela chora porque não quer ir para acender o alerta: “Se é tão bom, por que essa cara?”.
Em condições ideais, a criança leva duas a três semanas para se adaptar e, no final das contas, são as atitudes adequadas dos pais que mais influenciam o sucesso da empreitada. Talvez você precise refazer os passos dados até aqui na adaptação de seu filho para descobrir o que pode ser melhorado ou mudado. A seguir, uma lista do que merece a atenção dos pais:
Ao conhecer a escola, informe-se sobre o processo de adaptação a as atividades e converse com a criança. É importante nomear o que ela vai encontrar ali, inclusive a professora.
Caso a criança pergunte se você ficará junto, explique que, no começo, sim, mas que logo ela estará fazendo tantas coisas interessantes que nem sentirá sua falta.
Programe-se com o pai para que um dos dois sempre esteja disponível nos primeiros dias da adaptação.
Leve um pouco da casa para a escola: o lanche predileto do pequeno, um brinquedo ou o paninho.
Não force seu filho a se engajar nas atividades nem pergunte a toda hora se você já pode ir.
Quando sair da escola, nunca deixe de se despedir do pequeno.
Se seu filho a procurar, delicadamente remete-o de volta à professora ou os amiguinhos. Evite se isolar com ele num canto da sala.
Não critique a escola em casa. Se desconfiar de algum problema, marque uma reunião com a coordenadora pedagógica.
Estabeleça uma rotina. Nada pior para a criança do que a situação de aluno-turista. Nessa idade, previsibilidade é sinônimo de segurança, requisito fundamental para a boa adaptação na pré-escola e, mais tarde, em todos os campos da vida.

Isabel Khan Marin, para a Revista Claudia Fevereiro de 2007.

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